domingo, 24 de abril de 2011

Seminário no PCE discute prevenção de drogas na escola

Durante seminário é exposto o problema que afeta vários adolescentes: o consumo de drogas.

O aumento do consumo de drogas é motivo de preocupação entre pais e mestres atualmente. A audácia daqueles que investem no tráfico e a desinformação dos pais e da sociedade com relação a uma questão tão delicada, ainda é algo de difícil solução.

O alvo principal são os jovens que, não reconhecendo os verdadeiros riscos das drogas, são facilmente influenciados pela curiosidade e pela falsa impressão de que essa experiência não é capaz de causar tantos transtornos em suas vidas.

As ações de prevenção devem começar nos lares e, a partir daí se estender para as escolas, ambientes de trabalho, igrejas e qualquer lugar onde se reúnam as pessoas.


Para mais informações, acesse a notícia no site da Fapeam.

Combate a úlceras genitais avança no AM

O projeto é desenvolvido com dados de pacientes atendidos na Fundação Alfredo da Matta.

Vista aérea do Estado do Amazonas
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima em 250 milhões o número de novos casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's), por ano, em todo o mundo. No Brasil, os números variam entre 10 e 12 milhões.  Por esse motivo, as DST's são consideradas problemas de saúde pública e uma das principais formas de combate à doença é interromper a cadeia de transmissão e prevenir novas ocorrências.

No Amazonas, o projeto do microbiologista e pesquisador em Saúde Pública Felipe Gomes Naveca, denominado "Caracterização molecular dos agentes etiológicos das síndromes de úlceras genitais em pacientes atendidos na Fundação Alfredo da Matta", concluído em outubro de 2009, visou determinar algumas características da doença.

As úlceras genitais são manifestações clínicas que exigem um diagnóstico adequado para um tratamento correto. As úlceras, como expressões de determinadas doenças, podem variar de aspecto de acordo com a etiologia, tempo de evolução, idade e estado imune do hospedeiro, o que acarreta dificuldades no diagnóstico etiológico.



Outras informações, acesse a notícia no site da Fapeam

Alunos da rede pública investigam efeitos das mudanças climáticas

Estudo desenvolvido por meio do PCE, visa compreender efeitos das mudanças climáticas no ambiente escolar.

Mudanças climáticas são tema de pesquisa
As mudanças climáticas vêm ganhando cada vez mais destaque na pauta mundial. Em Manaus, o assunto sobre as causas dos fenômenos, as negociações internacionais que o tema envolve e seus efeitos sobre a população, tem sido discutido freqüentemente.

Com a finalidade de mostrar alguns efeitos das mudanças climáticas no ambiente escolar, caracterizar o tipo de chuva, analisar a temperatura do ambiente e medir a umidade relativa do ar, o professor Euler Erlanger Aparicio dos Santos, da Escola Estadual Desembargador André Araújo, zona Leste de Manaus, elaborou o projeto “Estudo de alguns efeitos das Mudanças Climáticas em Manaus”, realizado no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE).

De acordo com o coordenador, as modificações climáticas são intensificadas pelas atividades antrópicas (referente à interferência do homem no meio ambiente). "O Brasil tem desafios muito peculiares, como os relacionados ao desmatamento e gás metano. No Amazonas, existe a possibilidade de usar o gás natural, que é rico em metano, em indústrias de fertilizantes, bioquímica e geração de energia”, explicou. 

Doença não possui cura

fibromialgia é uma síndrome dolorosa não-inflamatória, caracterizada por dores musculares difusas, fadiga, disturbios de sono, parestesia, dentre outros.

Fibromialgia
A principal característica clínica da fibromialgia é a dor crônica e difusa nos pontos sensíveis que, inicialmente, manifestam-se em uma região do corpo (geralmente ombros e pescoço), generalizando posteriormente para outras partes.

Conforme o professor, a fibromialgia não tem cura, mas pode ser controlada. O limiar de dor e distúrbios relacionados ao sistema cardiorrespiratório pode ser controlado no intuito de promover o bem-estar do indivíduo.

Bezerra destacou que o projeto é voltado para a melhoria cardiorrespiratória destes pacientes. O estudo, iniciado em janeiro de 2010, partiu de reuniões científicas entre o grupo de estudo em reumatologia da Faculdade de Ciências da Saúde da UFAM – sob a coordenação do professor Luiz Fernando Passos -  e membros do Laboratório de Estudo do Desempenho Humano da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia. O projeto está em fase de seleção de amostra no ambulatório Araújo Lima e coleta de dados (avaliações e treinamento).

Técnica de jardinagem incentiva alunos a desenvolverem ações profissionais

A ação desenvolvida por um colégio público do Amazonas, visa o embelezamento de áreas degradáveis.

Técnicas de jardinagem são desenvolvidas

A técnica de jardinagem é de suma importância para o meio ambiente, pois ameniza os efeitos negativos da poluição visual. Embelezar o ambiente escolar desenvolvendo no aluno o prazer pela pesquisa em busca de novos conhecimentos foi um dos trabalhos apresentados na última Mostra Pública do Programa Ciência na Escola (PCE), em Manaus.

Com o objetivo de atender aos alunos da Escola Estadual Ernesto Pinho Filho, zona Norte de Manaus, proporcionando meios adequados para realização de atividades de jardinagem, trabalhando e valorizando as habilidades e potencialidades, a professora Irinês Gonzaga de Oliveira elaborou projeto que incentiva o desenvolvimento profissional na área de jardinagem.

O trabalho de produção e reprodução de plantas para jardins depende de conhecimentos, identificação de diferentes espécies e a curiosidade de promover o desenvolvimento do espírito cooperativo para o trabalho em equipe.

Segundo Oliveira, o projeto de jardinagem surgiu a partir da necessidade do embelezamento de uma área degradada na escola.  “Observei que a escola estava precisando de um ambiente verde, e um espaço disponível nos incentivou para organizarmos o projeto. Desta forma pensamos em reordenar a terra e fazer um jardim para adornar a área”, explicou.

Projeto de horta escolar impulsiona educação ambiental em Manaus

Atividade desenvolvidade por um colégio estudual de Manaus, mostra a importância de inserir verduras na alimentação

Verduras inseridas na alimentação
A horta inserida no ambiente escolar pode ser um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, unindo teoria e prática e auxiliando no processo ensino-aprendizagem.

Com o objetivo de fornecer informações sobre educação ambiental, utilizando o espaço da horta escolar como fonte de observação e pesquisa, a professora Márcia Pereira de Almeida, da Escola Estadual Dom Jacson Damasceno Rodrigues, zona Leste de Manaus, elaborou o projeto ‘Horta escolar como eixo gerador de educação ambiental e melhoria da qualidade de educação’. 

Conforme a professora, as atividades na horta escolar contribuem de forma significativa no processo de aprendizagem, pois geram ações pedagógicas, relacionadas à educação ambiental, que contribuem para conscientizar alunos acerca da temática, levando-os a um interesse maior no conhecimento e nas relações estabelecidas com o meio ambiente por meio da experiência com a horta escolar.

Na horta do projeto, foram plantadas alface, couve, cheiro-verde, cebolinha e pimenta, que além de terem sido utilizadas nas atividades pedagógicas, foram utilizadas para dar mais sabor e enriquecer nutricionalmente a merenda escolar dos alunos. 

Atividade física auxilia no tratamento de indivíduos com fibromialgia

Exercícios físicos são essenciais para qualquer pessoa e em todas as situações, prova disso é a pesquisa desenvolvida por um professor da Ufam.

Exercício físico é essencial ao corpo
Comparar os efeitos dos treinamentos físicos (aeróbico, treinamento de força em circuito e concorrente) sobre a condição cardiorrespiratória e neuromuscular em pacientes que apresentem síndrome da fibromialgia diagnosticada de forma clínica é o objetivo do projeto “Efeitos do Treinamento Concorrente e em Circuito nos Indivíduos que Apresentam Síndrome da Fibromialgia”.`

Desenvolvida pelo professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Ewerton de Souza Bezerra, a pesquisa examinou os efeitos dos exercícios físicos em indivíduos fibromiálgicos que não praticavam exercícios regularmente e que utilizavam apenas medicamentos antidepressivos e fluoxetina sob recomendação médica. 

Embalagens plásticas devem ser descartadas de maneira racional

As embalagens plásticas indesejáveis precisam e devem ser descartadas de maneira correta.


Embalagens Plásticas
O uso de embalagens plásticas ou de papel possui diversas utilidades no mercado, desde a proteção do produto até a conquista do consumidor. Todavia, um número expressivo destas embalagens não é reutilizado após o uso e a maioria é jogada no lixo, sem a preocupação com o meio ambiente.

Atentos a essa problemática, um grupo de estudantes da Escola Estadual Marcantônio Vilaça, localizada na zona Norte de Manaus, iniciou uma pesquisa para verificar a importância destas embalagens no cotidiano escolar e no entorno da comunidade em que vivem.


Por meio do projeto “Universo das Embalagens”, coordenado pela professora Lílian Rodrigues da Costa Querino, os alunos buscaram sensibilizar os estudantes e funcionários da escola e a comunidade em geral para o uso sustentável das embalagens de plástico e de papel, com objetivo de serem reutilizadas na confecção de outros tipos de produtos.

Resíduos de castanha, açaí e cupuaçu podem virar combustíveis

Os resíduos dos frutos passarão por processos para a tentativa de transformação em combustíveis.

Castanha-do-Pará
Foi comprovado por meio do resultado da pesquisa 'Produção de carvão ativado a partir de produtos residuais de espécies nativas da Região Amazônica', realizada pelo pesquisador do Inpa Orlando Ferreira Cruz Junior.

O trabalho teve como objetivo produzir carvão ativado a partir de produtos residuais de espécies nativas da região amazônica, sendo essas espécies o ouriço da castanha, o caroço de açaí e a casca do cupuaçu.

O carvão tradicional é utilizado como combustível para aquecedores, churrasqueiras e fogões a lenha, não sendo apropriado para o tratamento de efluentes indústrias, como materiais pesados.

Para Júnior, o produto tem a capacidade de coletar, seletivamente, gases, líquidos ou impurezas no interior de seus poros, apresentando excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases.

sábado, 16 de abril de 2011

Insetos detetives: pesquisadores estudam como eles podem colaborar nas investigações

Mosca (Foto: Alexandre Ururahy)
Os insetos são os principais decompositores de material orgânico na natureza. Os estudos em torno da biologia desses animais devem ser levados em consideração em investigações criminais para determinar um dado importante para o prosseguimento do caso: o tempo decorrido entre a morte e a descoberta do cadáver, também chamado de intervalo pós-morte.

A pesquisa conta com pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) envolvidos nos estudos: José Albertino Rafael, Ruth Menezes Kepler e Alexandre Ururahy Rodrigues, pesquisador com bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) e alunos de pós-graduação do Instituto, na Coordenação de Pesquisas em Entomologia (CPEN).

Pesquisas com frutos amazônicos são destaque em publicação nacional

Fruto do açai (Foto: Divulgação)
A 2ª edição do “Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia traz publicações de docentes e pesquisadores renomados de todo o Brasil, incluindo os estudos dos pesquisadores Lúcia Yuyama, Jaime Paiva Lopes Aguiar e Kaoru Yuyama, das Coordenações de Pesquisa em Ciências da Saúde (CPCS) e Ciências Agronômicas (CPCA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT).

A publicação contém informações nutricionais sobre frutos da biodiversidade amazônica como pupunha, tucumã, buriti, açaí, camu-camu, cupuaçu, cubiu e castanha do Brasil, descritas no capítulo sobre “Frutas da Amazônia e suas potencialidades nutricionais”, por serem ricos em vitaminas, fibra alimentar, minerais, energia, concentração de vitamina C (Myrtaceae). Quanto aos frutos ricos em energia recomenda-se o consumo com moderação e os demais devem compor a alimentação saudável e variada.

Observação do céu determina cultura de povos indígenas, aponta pesquisa

Imagem do planetário indígena (Foto: Ricardo Oliveira)

Há milênios, o ser humano observa o céu. Atualmente, astrônomos se dedicam a pesquisar o que os povos antigos construíram e escreveram a respeito dessas observações. Na Amazônia, as sociedades extintas pelo homem branco deixaram e as existentes possuem esses registros que, até hoje, surpreendem pelo grau de conhecimento sobre a relação entre o homem e a natureza.

O pesquisador Germano Bruno Afonso, do Museu da Amazônia (Musa), acredita que a astronomia teve papel fundamental na organização do tempo e do espaço dos povos indígenas por várias centenas de anos. Recentemente, propôs um projeto intitulado 'Etnoastronomia dos povos indígenas do Amazonas', que desde 2010 desenvolve pesquisas junto às etnias Dessana, Baniwa, Tikuna, Baré e Tukano.