quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pesquisas ajudam a melhorar a qualidade de grãos no Amazonas

Análises feitas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, através da Embrapa em Manaus, desenvolvem estudos nas várzeas do Amazonas. Terras que são alagadas pela cheia dos rios, mas que podem ter seus solos bem aproveitados no desenvolvimento de plantas com uma boa qualidade nutricional. 

Em 2010 o pesquisador da Embrapa, José Ricardo Pupo Gonçalves, conduziu experimentos em 40 variedades de feijão-caupi, 36 de milho e 22 de arroz, na várzea do rio Amazonas, ajudando assim a melhorar a renda de varias famílias que vivem nas várzeas.   

As pesquisas provam que é possível produzir grãos com qualidade em áreas de várzea e sem precisar fazer uso de insumos químicos e nem correção do solo com calcário, tratamento esse que se faz necessário em solos de terra firme, sendo que os custos são maiores, seja com adubação, investimentos de calcário, tudo para corrigir o solo. 

A Embrapa desenvolve alimentos biofortificados e o feijão BRS Xiquexique é um desses, que possui 77 mg de ferro e 53 mg de zinco por quilo, duas vezes mais que os demais feijões.

São pesquisas como essas que só ajudam a melhorar a vida de crianças e adultos que necessitam de vitaminas, ferro e zinco para um crescimento saudável.

Fonte: Síglia Regina - Embrapa Amazônia Ocidental

Nenhum comentário:

Postar um comentário