quarta-feira, 25 de maio de 2011

Produtos regionais barateiam obras na construção civil em Manaus

Comprar materiais para construção fabricados na região é uma forma de reduzir o elevado custo do metro quadrado da construção civil no Amazonas, que é o terceiro maior do País. Cada metro quadrado sai, em média, por R$ 805,59 e os materiais regionais são até 70% mais baratos que os ‘importados’,  que impõem elevados custos de frete.

Em Manaus, o consumidor já encontra no mercado itens como tintas, argamassa, tijolos, produtos plásticos e de acabamento, todos fabricados na Região. O fator logístico é o que mais tem onerado a construção em Manaus. “Às vezes você até encontra um produto mais barato em outra região, mas o custo do transporte acaba inviabilizando o preço final”, enfatiza o superintendente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Amazonas (Sinduscon/AM), Cláudio Guenka.

De acordo com o proprietário da loja Reforme, Denis Figueiredo de Araújo, além dos custos do transporte da mercadoria, as lojas pagam ainda 17% do valor total da encomenda em Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na entrada da carga no Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário